segunda-feira, 27 de abril de 2009

É possível escolarizar a literatura sem desfigurar,desvirtuar ou falsear o texto literário?

(Professora Maluquinha, Ziraldo. Cartaz da Biblioteca do CSM)
"Até uma certa idade, a literatura prepara-nos para a vida. Ela canaliza o movimento entre o real e o imaginário. Aceita nossos tropismos afetivos. No final da infância ela nos dota de uma alma... Ela propõe moldes sobre os quais vestirão nossas tendências individuais, e este vestir, sejam roupas sob medida, sejam de confecção, dará forma a nossa personalidade. Ela nos oferece antenas para entrar no mundo. Não quero dizer que ela nos adapta a este mundo: ao contrário, seus fermentos de rejeição e de inadaptação e seu caráter profundamente adolescente contradizem este mundo. Mas contradizem-no dando-nos acesso a ele. Pelo romance e pelo livro, cheguei ao mundo."
MORIN, Edgar. Meus demônios. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 20.

(Alunos do quinto ano na Biblioteca do CSM)
A literatura, como arte que estimula o diálogo do leitor com a vida pelo imaginário, oferece ao jovem a possibilidade de romper com a repetição e a padronização das atividades do cotidiano, que tanto o incomodam, para deixar fluir suas emoções num tempo que é só seu.
Esta vivência lhe será muito útil para o exercício da criatividade, da curiosidade e da afetividade, tão importantes para quem se prepara para o amanhã, para a convivência com o diferente, com o imprevisível.

(Visita do autor do livro adotado no bimestre "Cordel em Arte e Versos" - Moreira de Acopiara - na escola)
Então, acredito que é possível escolarizar a literatura sem desfigurar, desvirtuar ou falsear o texto literário, pois desconheço outro campo tão fértil para criança ou o jovem entrar em contato com ela. Como?...Bem, agora vejo o professor como parte fundamental deste processo. É preciso inserir na rotina escolar espaços para trabalhar com projetos literários, que vão muito além de atividades sistematizadas. Estas, infelizmente, anulam gradativamente o interesse e o prazer pelo caráter lúdico e de interatividade do leitor iniciante.
O professor consciente de suas responsabilidades prepara-se para ampliar seu conhecimento, diversificar suas tarefas e estimular a leitura entre os alunos, apresentando o texto literário como um desafio que pressupõe um exercício produtivo e prazeroso - porque criativo e criador - , é o motivo maior de um projeto de leitura que tem na arte literária a sua estrutura.
Portanto, repensar as atividades propostas para um trabalho de interação entre leitores e leituras, através de um projeto literário desenvolvido coletivamente, em pequenos grupos ou individualmente, que ofereça oficinas, onde os alunos possam interagir favoreça nosso objetivo.

Um comentário:

faethgagan disse...

WinStar World Casino and Resort - Hollywood, FL
The Casino at Hollywood, FL. Find details about winning real 강원도 출장샵 money playing 계룡 출장샵 at one of the world's 정읍 출장샵 leading casino 경상북도 출장샵 resorts. Get up to an amazing 100% match 강릉 출장샵 bonus