terça-feira, 9 de março de 2010

AGRUPAMENTOS DE GÊNEROS TEXTUAIS EM PROPOSTAS CURRICULARES

Analisando as Orientações Curriculares do Estado de São Paulo e as Orientações Curriculares do Ciclo I proposta pela prefeitura de São Paulo, ambas na área de Língua Portuguesa, foi possível localizar os seguintes agrupamentos em relação à seleção de Gêneros:
  • No documento do Estado, as expectativas de aprendizagem contemplam a necessidade de os alunos lerem diferentes textos adequando-os a diferentes propósitos de acordo com as características dos diversos gêneros, embora não os especifique neste item;

  • O mesmo documento ao mencionar as expectativas de aprendizagem ao final da primeira série do Ciclo I, descreve quais os gêneros, que se espera ler com a ajuda do professor: "textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias". Este agrupamento de escolhas discursivas assemelha-se ao critério de Dolz & Scheneuwly, uma vez que estão na ordem do narrar, instruir, expor e do relatar.
  • No eixo da escrita, as orientações curriculares do Estado também apontam para os gêneros, a saber : parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas.

  • Observa-se na análise e reflexão sobre a língua preocupação do "uso da pontuação nos diferentes gêneros (ex: comparar contos e reportagens)", ou seja, a noção dos gêneros prevalece mais uma vez.

  • Na produção de textos encontra-se a seguinte preocupação com os gêneros: "planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero". Portanto, até aqui não se vê a intenção explícita do desdobramento dos gêneros nas esferas e na ordem do discurso predominante.

  • Nas Orientações Curriculares / Proposição de Expectativas de Aprendizagem os gêneros estão agrupados de acordo com as práticas de linguagem presentes nas esferas de circulação de textos, além disso, consideram as modalidades orais e escritas. Entendo, desta forma, que este documento organiza as atividades com os gêneros de um modo muito mais abrangente, auxiliando a compreensão e a escrita dos textos conforme as necessidades e possibilidades dos alunos.

2 comentários:

Maria José Nóbrega disse...

Verô,
lembre-se de que o agrupamento dos gêneros considerando a ordem do discurso, pressupõe também um trabalho explícito com as regularidades linguísticas que não se encontra no documento de SEE-SP.
Beijos,
Mazé

Professoras do 5º ano disse...

Obrigada, Mazé, pelo lembrete.
Suas dicas são sempre importantes para mim!
Beijos,

Verô.