segunda-feira, 15 de março de 2010

NO RUSH, CARRO ESTÁ TÃO VELOZ QUANTO GALINHA

São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2010


No rush, carro está tão veloz quanto galinha
Velocidade média no pico da tarde em SP passou de 18 km/h para 15 km/h em um ano, segundo relatório da CET concluído em fevereiro
No pico da manhã, velocidade também caiu; principal explicação é a expansão da frota - em 2009, SP ganhou mais de 335 mil veículos
ALENCAR IZIDORO
EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL
Fonte: http://civilidadetipica.files.wordpress.com/2009/11/transito1.jpg

A velocidade média do trânsito na cidade de São Paulo caiu no ano passado. No pico da tarde (17h às 20h), passou de 18 km/h em 2008 para 15 km/h.
Na prática, os veículos têm circulado no rush mais devagar do que um corredor campeão da São Silvestre e num ritmo tão lento que se assemelha ao que uma galinha pode atingir.
Os números de redução da velocidade na capital constam do "Relatório de Atividades Operacionais" da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), concluído em fevereiro.
No pico da manhã (7h às 10h), os veículos circularam a 29,75 km/h na média das principais avenidas da cidade aferidas pela companhia -queda de 4% em relação aos 31 km/h do ano anterior. No pico da tarde, a queda foi de 16%.
Os resultados foram verificados mesmo após medidas mais severas e polêmicas de limitação ao tráfego de veículos em São Paulo de dois anos para cá.
Em 2008, a gestão Gilberto Kassab (DEM) ampliou a restrição aos caminhões e, em 2009, aos ônibus fretados -nesse caso, recebendo críticas pelo risco de migração dos usuários para os carros.
Nos últimos dois anos, também houve a retirada de vagas de estacionamento da via pública em diversos bairros, para melhorar a fluidez do trânsito.
A principal explicação para a queda da velocidade é a expansão da frota. Só no ano passado, a cidade ganhou mais de 335 mil veículos, quase mil por dia. Para amortizar os impactos seria necessário construir uma avenida como a Paulista por semana -solução considerada impossível por especialistas.

Interdições e chuva
A CET defende a eficácia das restrições aos caminhões e aos fretados e relativiza os dados que mostram que os veículos passaram a andar mais devagar.
Ela avalia que a redução da velocidade foi influenciada por fatores como as novas interdições no trânsito (devido às obras do metrô e da marginal Tietê) e a elevação de 20% nas interferências (quebra de carros e caminhões, por exemplo).
Cita também os impactos do "aumento excepcional" no volume de chuva (alta de 42% no índice de precipitação pluviométrica). Essa explicação, aliás, é citada como justificativa para a queda ter sido mais acentuada no pico da tarde.
A CET exalta os resultados de outro parâmetro de avaliação: a quantidade de quilômetros de congestionamentos nos 835 km de vias monitoradas.
Isso significa que, nas medições da CET, a quantidade de ruas e avenidas com trânsito parado nos horários mais críticos diminuiu, embora os motoristas estejam circulando a uma velocidade média mais baixa.
Os cálculos de velocidade são baseados em dez medições diárias, em frente a 27 PACs (Postos Avançados de Campo), dos 31 que existem na cidade. Ao todo, 18,2 km são monitorados.
A partir do mês que vem, especialistas esperam uma melhoria no trânsito devido a inaugurações de três empreendimentos de grande porte: a alça sul do Rodoanel, a primeira fase da ampliação da marginal Tietê e a linha 4 do metrô.

  • Postar cinco questões, uma para cada um dos cinco processos básicos associados à compreensão do texto avaliados pelo PISA:
    * Recuperação da informação
  • rush
    O Dicionário Houaiss apresenta a definição para rush:
    {verbete}
    Acepções
    ■ substantivo masculino
    1 esforço final, aceleração de um corredor no final da competição
    2 afluxo brusco de uma grande quantidade de veículos
    3 grande afluência coletiva que visa obter uma finalidade; corrida
    4 Rubrica: cinema.
    material fragmentário rodado diariamente durante uma filmagem e encaminhado ao laboratório para revelação; tomada diária (us. no pl.)
    Etimologia
    ing. rush (sXIV) 'movimento violento para a frente; arrancada, corrida; ímpeto; afluência, afluxo; agitação', do v. (to) rush 'apressar-se, correr'
    1. No título da reportagem a palavra "rush" é usada em qual dos sentidos?
    * Formação de uma comprensão ampla e geral
  • 2. Qual é a finalidade da matéria ao comparar a velocidade do carro, em horário de rush, com a da galinha?
    * Desenvolvimento de uma interpretação
  • 3. Quais são os argumentos usados pela CET, presentes no texto, que confirmam o assunto principal da reportagem?
    * Reflexão e avaliação do contexto do texto
  • 4. "A principal explicação para a queda da velocidade é a expansão da frota." Você concorda com essa afirmação? Por quê?
    * Reflexão e/ou avaliação da forma do texto.
  • 5. Os jornalistas consultam órgãos competentes e especialistas para validar as informações apresentadas em notícias e reportagens. Porém, nesta, não há depoimentos dos motoristas, aqueles que mais "sofrem" com o trânsito lento da cidade. Que tal você ser o responsável por isso? Colete opiniões de algumas pessoas, que costumam utilizar veículos diariamente. Acrescente outro subtítulo para a reportagem e escreva um trecho a partir destas novas informações.

3 comentários:

Paula disse...

Verô, Gostei muito da quinta questão que propõe aos alunos uma análise do cotidiano da cidade em que vivem.
Parece que o público alvo das questõeséstá bem definido (pensou na faixa etária com que trabalha.
bjs
Paula

Cibely disse...

Oi, Verô! Tudo bem? Que “inveja” da sua postagem... com a matéria completa do jornal, foto... Um dia vou ser assim!
Puxa... Que difícil fazer essa avaliação! Vamos tentar... rs
A primeira questão é bastante interessante, mas, no meu ponto de vista, não retoma uma informação. Na verdade, há uma retomada do verbete rush, ao qual o aluno deve associar uma das acepções dadas anteriormente. Acho que é mais uma questão de interpretação, de associação de sentidos, do que uma retomada de informação propriamente.
A segunda questão é bem interessante e avalia o aspecto indicado: entender a finalidade da matéria, partindo da comparação entre a velocidade de um carro no rush e a velocidade de uma galinha, implica uma compreensão geral e ampla do texto. Com essa questão, você foca as relações existentes dentro do texto (texto completo).
A terceira questão é bastante pertinente e avalia o desenvolvimento de uma interpretação. Além disso, é uma questão polêmica, pois você pergunta quais são os argumentos usados pela CET que confirmam o assunto principal da reportagem (argumentos que, como se observa, podem ser contestados, já que a causa principal para o trânsito caótico em São Paulo, o aumento da frota, é relativizada pela Companhia). Nessa questão, acho que faltou, apenas, um complemento, pedindo aos alunos que reflitam sobre esses argumentos, a fim de que possam desenvolver uma interpretação e não apenas listar os argumentos (risco que se corre ao redigir a questão dessa maneira).
Bem... mas se você completasse a questão anterior, como eu sugeri, a quarta questão seria redundante... (Puxa... é difícil fazer isso, não é?! Não sei como resolver...). A quarta questão está ótima e trabalha muito bem com a avaliação do contexto do texto. Exige do aluno um posicionamento diante de um problema, e de forma ativa, já que precisa justificar seu ponto de vista.
A última questão é simplesmente maravilhosa! Requer um envolvimento do aluno, ao fazer a coleta de dados daqueles que não tiveram voz na matéria, e incita sua criatividade e criticidade, ao criar um texto com base nos dados coletados (esse movimento de autoria é muito interessante!). Minha única dúvida é se está diretamente relacionada ao aspecto avaliado: avaliação da forma do texto. Acho que eu precisaria refletir melhor sobre isso, ok?
Parabéns pelas questões! Gostei muito da formulação e da abordagem. Todas muito relevantes e bem pensadas!
Beijo
Cibely

Anônimo disse...

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