domingo, 28 de março de 2010

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES (OU PROJETOS) PARA TÍTULOS SELECIONADOS PARA LEITURA COMPARTILHADA / AUTÔNOMA

  • Título do livro: O Gênio do Crime
    Autor: João Carlos Marinho
    Editora: Global
    Professora: Veronice Leal – 5º ano do EF1
    Tempo previsto: 1 trimestre
  • Resenha: "O Gênio do Crime é o livro que inaugurou a turma do gordo. Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons.
    Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do Gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso."
Fonte: Editora Global , acesso em: 28/03/2010
  • Produto final: Atividade de Retextualização - Produzir um novo livro transformando a narrativa de João Carlos Marinho em uma História em Quadrinhos.
  • Expectativas de aprendizagem:
    Linguagem escrita / Leitura:

* Relacionar o gênero ao seu contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação) e suporte de circulação original (objetos elaborados especialmente para a escrita, como livros, revistas, papéis administrativos, periódicos, documentos em geral).

* Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.

* Estabelecer a relação entre o título ou subtítulos e o corpo do texto.

* Recuperar informações explícitas.

* Recuperar as características que compõem a descrição de objetos, fenômenos, cenários, épocas, pessoas / personagens.

* Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto ou selecionar a acepção mais adequada em verbete de dicionário ou de enciclopédia.

* Articular os episódios narrados em sequência temporal para estabelecer a coesão.

* Descrever personagens e identificar o ponto de vista do narrador, reconhecendo suas funções na narrativa.

* Trocar impressões com outros leitores a respeito do texto lido.

Materiais necessários:
O Gênio do Crime - João Carlos Marinho - Ed. Global
PPS - Quem é o autor?
Outros livros do mesmo autor com a Turma do Gordo: Assassinato na Literatura Infantil, Sangue Fresco e Berenice Detetive.
Pesquisa sobre acontecimentos importantes, no ano de 1969 (época da história do livro).
  • Bibliografia para o professor:

Ler e Compreender - os sentidos do texto - Ingedore Villaça Kock e Vanda Maria Elias, Ed. Contexto.
Estratégias de leitura – Isabel Solé – Ed. Artmed
Biografia do Autor -
Site da Ed. Global:

http://www.globaleditora.com.br/Loader.aspxucontrol=bWVudUhvbWUsZmljaGFMaXZybw==&livroID=3678

  • DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
    Antes da leitura: Apresentação da obra, do autor e instigar a curiosidade do aluno.

  • Você sabia que...
    O Gênio do crime, o primeiro de tantos outros livros do escritor João Carlos Marinho, nascido no Rio de Janeiro em 1935, foi lançado em 1969, sem tarde de autógrafos, sem publicidade ou cobertura da mídia. E rapidamente despertou entusiasmo e paixão nas crianças e jovens e, depois disso, edições e edições se sucederam?
  • Você sabia que...
    Nesses quase quarenta anos de publicação, o talentoso escritor João Carlos Marinho ainda fascina muitos e muitos leitores com a intrigante história de O Gênio do crime? E já se tornou rotina para o autor encontrar crianças com edições antigas nas mãos porque o pai ou a mãe leram também quando eram pequenos. São os filhos e netos d’O Gênio do crime. Os bisnetos também estão chegando.
  • Você sabia que...
    O Gênio do crime inaugurou as aventuras de uma turma que ficou muito famosa – a Turma do Gordo. E nasceu, assim, com essa turma, uma série de histórias com todos os ingredientes das narrativas policiais, aquelas que a gente lê e nem respira : mistério, suspense, enigmas, vítimas, suspeitos, detetives, bandidos...?
  • Você sabia que...
    João Carlos Marinho publicou ao todo 12 livros sobre Turma do Gordo?
    Pois é, quanta coisa você ficou sabendo! Porém, há muito mais para saber.

Fonte: Editora Global

  • Após a entrega dos livros realizar a Leitura compartilhada dos três primeiros capítulos.
  • Durante a leitura:

Durante a leitura autônoma ou compartilhada confirmar as expectativas iniciais.
Durante a leitura dos capítulos iniciais, pedir aos alunos que transcrevam no caderno três acontecimentos importantes da história.

Recuperar oralmente o enredo da narrativa. Quem está contando esta história é um narrador observador ou participa dela? Quem foi o "Rivelino", a figurinha tão necessária para Edmundo completar seu álbum?

A história foi escrita em 1969. Que fatos históricos apresentados no livro remetem a essa época? Faça o papel do detetive e encontre-os.

A Turma do Gordo é formada por crianças muito parecidas com garotos e garotas de sua idade. Encontre trechos da narrativa, que mostrem as ações de Eduardo, Pituca, Bolacha e Berenice. A partir dos trechos selecionados, trace o perfil de cada um.

Os capítulos têm números, mas não possuem títulos. Sua tarefa é selecionar quatro capítulos e dar-lhes um título adequado, ou seja, coerente com os acontecimentos apresentados.

Um adulto veio pedir auxílio a uma criança!....Seu Tomé surge no capítulo 3, pois queria que Edmundo desvendasse a fábrica clandestina de figurinhas. Isso é comum?... Por que, então, seu Tomé agiu assim? Que tal "bolar um plano estratégico" para entregar ao Edmundo?...Use sua criatividade e utilizando imagens e textos verbais construa o "Plano de Ação" para desvendar este mistério.
Qual é a relação dos meninos com Mister John Smith Peter Tony? Explique com suas palavras.
Atenção! Você será o ilustrador de um fato significativo desta história. A partir da descrição do plano “o reverso do revirado’’ - capítulos 20 a 22 - criado por Bolacha para seguir o cambista, represente-o com uma ilustração.
Afinal, essa é uma história comum? Por quê?...
  • Depois da leitura:
Hoje em dia, encontramos muitas versões de uma mesma história, não é?...Por exemplo, o filme Crepúsculo, bastante conhecido por vocês, foi baseado em um livro de mesmo título. O Mistério da Feiurinha é um livro de Pedro Bandeira, que está nos cinemas. Alguém saberia dizer o nome de outras histórias, que receberam uma "repaginada", uma outra formatação?
Pois bem, sua tarefa será a seguinte: produza uma versão em quadrinhos para O Gênio do Crime. Para isso, vocês formarão equipes, onde haverá o ilustrador, o diagramador, o revisor, o roteirista... Cada um terá uma função no grupo. Mãos à obra!

Nenhum comentário: